1º dia
O meu voo para Porto Alegre estava marcado para às 08:05 do dia 25 de agosto. Quando cheguei no Aeroporto Afonso Pena pouco antes das 06:00 para despachar a minha bagagem fui informado que o voo estava atrasado e o horário estava estimado para às 11:30.
Na sala de embarque me dirigi até o portão 10. Lá conversei com alguns passageiros e em poucos minutos fiquei sabendo que o avião estava em manutenção no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.
Por causa do atraso a companhia aérea pagou o café da manhã. Bastava apresentar a passagem aérea em um dos estabelecimentos indicados.
Ficamos ali conversando sobre os mais diversos assuntos. O tempo foi passando e no painel o nosso voo permanecia atrasado enquanto que os outros partiam nos seus respectivos horários.
A nossa maior expectativa era que o nosso avião chegasse antes das 11:30. Mas para a nossa decepção o horário estimando foi alterado para às 14:00.
Então fomos almoçar por conta da companhia aérea. Depois seguimos em busca de informações atualizadas a respeito do nosso voo.
Tomamos conhecimento que um avião estava no Aeroporto de Congonhas em São Paulo aguardando autorização para decolagem e deveria chegar em Curitiba em cerca de quarenta minutos.
Ficamos muito contentes quando vimos o avião chegando e alguns minutos depois iniciou o nosso embarque. Finalmente às 14:23 deixamos o Aeroporto Afonso Pena depois de um atraso de 06:23.
Chegamos em Porto Alegre às 15:40, com um atraso de 06:25 em relação ao horário previsto para a nossa chegada.
2º dia
No meu segundo dia em Porto Alegre acordei cedo e logo após o café da manhã me dirigi para a cidade de Esteio, situada cerca de 25 km da capital gaúcha.
Depois de esperar por pouco mais de meia hora na fila consegui comprar o meu ingresso e entrar no Parque de Exposições Assis Brasil, onde estava sendo realizada a Expointer, que é considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.
Fui caminhando lentamente pelas ruas do Parque e observando os mais diversos expositores.
Depois de algum tempo cheguei ao pavilhão onde estavam expostos os animais das raças de gado leiteiro.
Tive a oportunidade de conhecer os animais das raças Gir e Holandesa.
Cada um dos animais estava devidamente identificado em uma placa com o seu nome, a sua data de nascimento, a sua raça, o nome do expositor, o nome da fazenda e da sua cidade de origem.
Eles tinham à sua disposição cama confortável, água e comida à vontade. As pessoas podiam se aproximar e tirar fotos dos animais.
Em seguida visitei o estande da Lely e conheci a ordenhadeira Astronaut A5.
Eu já conhecia este equipamento de ordenha através de vídeos e posso dizer que foi muito interessante conhecer ele de perto.
Para finalizar a minha primeira visita a Expointer me dirigi para o local onde estavam expostas as máquinas agrícolas. Estava ansioso para conhecer de perto os tratores, as colheitadeiras, as semeadoras, os pulverizadores e os demais implementos agrícolas.
Trator Massey Ferguson Dyna 6 7725
Colheitadeira Massey Ferguson
Pulverizador New Holland
Trator New Holland T7.205
Pulverizador John Deere M4025
Depois retornei para Porto Alegre onde tive a oportunidade de acompanhar a apresentação de dança de uma amiga.
3º dia
Aproveitei o meu terceiro dia para caminhar pelas ruas de Porto Alegre.
Casa de Cultura Mário Quintana
Praça da Alfândega
Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Prefeitura de Porto Alegre
Almocei com a minha amiga e depois iniciei uma nova caminhada.
Praça Itália
Orla do Rio Guaíba
4º dia
Acordei cedo para mais uma visita a Expointer. Desta vez o primeiro estande visitado foi de uma empresa que vende equipamentos de geração de energia fotovoltaica.
Tive a oportunidade de conhecer os componentes do sistema e esclarecer algumas dúvidas.
Em seguida fui visitar o pavilhão onde estavam expostos os animais da pecuária de corte. Tive a oportunidade de ver um bezerro da raça Wagyu que tinha acabado de nascer.
Na sequencia visitei o estande do Banco do Brasil e conversei com os meus colegas que estavam trabalhando.
5º dia
Desta vez a minha primeira visita na Rxpointer foi no pavilhão da agricultura familiar. Conversei com produtores de geléias e de queijo. Foram conversas muito emocionantes e gratificantes.
Produtor de geléias da COOHORTI
Produtor de queijos de Teutônia – RS
Em seguida fui visitar o pavilhão da bovinocultura.
Finalizei o meu terceiro dia na Expointer com uma visita aos meuS colegas do BB.
5º dia
Acordei cedo e fiquei aguardando quem me levaria até o aeroporto. O meu voo estava marcado para às 07:45.
No entanto, quando fui despachar a minha bagagem o funcionário avisou que o aeroporto estava fechado para pousos e decolagens devido ao mau tempo.
Ao chegar na sala de embarque verifiquei que o horário aparecia como 07:45, mas não estava conformado.
Depois de algum tempo o horário foi alterado para às 09:00, mas pela janela não era possível ver nada.
A visibilidade foi melhorando mas era insuficiente para a abertura do aeroporto.
Sendo assim o horário do voo foi alterado para ás 10:00.
Pouco antes das 09:30 iniciou o nosso embarque e às 10:30 decolamos rumo a Curitiba.
Chegamos no Aeroporto Afonso Pena pouco antes das 11:30.