Cálculo renal, LECO, litotripsia, entre outros termos não faziam parte do meu vocabulário até que um exame parcial de urina indicou um número de leucócitos muito acima do parâmetro aceitável, o que poderia ser um sinal de uma possível infecção urinária.
O laudo de uma ecografia indicou que eu tinha nefrolitíase bilateral (CID N20.0). Nas imagens estavam identificados dois cálculos no rim direito (um de 14 mm e outro de 4 mm) e cinco cálculos no rim esquerdo (4 mm, 4 mm, 3 mm, 3 mm e 2mm).
O tratamento para quebrar os cálculos é realizado através de um procedimento chamado Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque, também conhecido pela sigla LECO.
A primeira sessão foi realizada no rim direito, pois tinha mais cálculos. A enfermeira me explicou em detalhes como seria o procedimento e assim que a medicação entrou na corrente sanguinea começaram as pancadas das ondas de choque.
Foram três mil pancadas sem parar em um período de meia hora. No entanto, como o cálculo era muito duro as pancadas não fizeram nenhum efeito.
Nos meses seguintes as sessões foram alternadas entre os rins esquerdo e direito, seguidas de um período de descanso. Depois era realizada uma ecografia com o intuito de verificar o resultado das pancadas.
O tempo foi passando e apesar das muitas sessões realizadas os resultados não eram animadores, pois as pedras não quebravam e sequer mudavam de lugar.
Em agosto de 2011 a clínica onde faço o meu tratamento adquiriu um equipamento mais moderno e mais potente que poderia quebrar os meus cálculos duros com mais facilidade.
Antes da sessão questionei a enfermeira sobre os resultados obtidos com os demais pacientes. Ela me respondeu que foram surpreendentes e que finalmente os meus cálculos seriam quebrados. Após duas aplicações em cada rim o resultado obtido foi animador.
Atualmente os tamanhos dos cálculos são bem diferentes daqueles do início do tratamento. O rim direito apresenta um cálculo de três e outro de quatro milímetros. O rim esquerdo possui três cálculos, sendo um de três e dois de quatro milímetros.
Desde o início do tratamento em 2008 foram realizadas quarenta e seis litotripsias, sendo vinte e sete no rim direito e dezenove no esquerdo.
As pessoas ficam impressionadas com a quantidade e me questionam como eu consegui aguentar tantas pancadas. Sim durante as sessões é possível sentir algumas dores apesar da medicação, mas elas são suportáveis. O tratamento é de longo prazo e não pode ser abandonado de forma alguma. O objetivo é zerar a quantidade de cálculos e serão necessárias mais algumas pancadas.