Na minha coleção de miniaturas de carros brasileiros os anos 50 são representados pelo Romi-Isettalo Romi-Iseta, produzido no Brasil entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A.
Em 1955, a Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 .
Em 28 de agosto de 1955, foi publicada a notícia informando que as Indústrias Romi produziriam o Romi-Isetta no país.
Lançado em 5 de setembro de 1956, o Romi-Isetta, equipado com um motor de dois tempos e uma única porta frontal, se consistiu no primeiro automóvel de passeio de fato fabricado em território brasileiro.
Em 1959 o Romi-Isetta passou a ser equipado com um motor de quatro tempos de fabricação BMW.
Até 13 de abril de 1961, dia em que foi encerrada a produção no Brasil, haviam sido fabricadas cerca de três mil unidades em Santa Bárbara d’Oeste, muitas das quais ainda hoje permanecem nas mãos de colecionadores.
Fonte: Wikipedia
Ficha Técnica
Motor | traseiro, transversal; um cilindro; comando no bloco, 2 válvulas; refrigeração a ar |
Cilindrada | 298 cm³ |
Taxa de compressão | 07:01 |
Potência máxima | 13 cv a 5.800 RPM |
Torque máximo | 1,9 m.kgf a 4.200 rpm |
Câmbio | manual, 4 marchas; tração traseira |
Suspensão | dianteira, independente; traseira, molas semi-elípticas. |
Freios | A tambor nas quatro rodas |
Rodas | 10 pol.; pneus, 4,50 x 10 |
Dimensões | |
Comprimento | 2,25m |
Largura | 1,34m |
Altura | 1,32m |
Distância entre eixos | 1,50m |
Tanque de combustível | 13L |
Peso | 360Kg |
Desempenho | |
Velocidade Máxima | +/- 90Km/H |
Aceleração 0-60 Km/H | 60s |