Resolvi dividir as minhas férias em duas partes, a primeira de uma semana em Brasília e a segunda de três dias em Florianópolis.
A minha saída de Curitiba aconteceu pouco depois das 17 horas o dia 11 de agosto.
O voo até Brasília durou aproximadamente duas horas.
1º Dia
No início da manhã tive a oportunidade de visitar o Congresso Nacional.
A visita durou aproximadamente uma hora, período em que conhecemos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Como estavam sendo realizadas sessões não pudemos entrar no plenário. Então acompanhamos das galerias alguns minutos das sessões.
Como em 2022 visitei o Congresso e conheci os dois plenário agora tive a oportunidade de ter uma visão diferente da Câmara e do Senado.
Foi uma visita bastante interessante. Na sequencia fui até a Praça do Três Poderes e tirei fotos em frente do Palácio do Planalto e do STF.
2º Dia
Durante o período da manhã visitei o Palácio do Itamaraty, onde está localizado o Ministério das Relações Exteriores.
O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores e foi concebido para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros.
Por isso, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros.
O projeto é de Oscar Niemeyer e o paisagismo é de autoria de Roberto Burle Marx.
O palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, embora sua primeira recepção oficial tenha ocorrido em 14 de março de 1967 e tenha ficado aberto a visitação no dia seguinte.
No período da tarde visitei o Memorial JK, um museu, mausoléu e centro cultural brasileiro construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira.
Ele está localizado no canteiro central do Eixo Monumental, em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa, na Praça do Cruzeiro, a região mais alta do Plano Piloto.
O projeto do Memorial foi do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelos principais prédios da capital brasileira, a pedido da viúva de Juscelino e ex-primeira-dama Sarah Kubitschek.
Após visitar este local incrível tirei uma foto ao lado de um casal muito simpático que estava sentado em um banco.
À noite participei de uma live comemorativa do Dia Internacional do Canhoto com os amigos Emanuella e André.
3º Dia
O meu terceiro dia em Brasília iniciou com uma caminhada no Parque Sarah Kubitschek.
É um parque multiuso localizado na Asa Sul, em Brasília. Foi fundado em 11 de outubro de 1978 e possui uma área de 420 hectares (4 .200.000 m²), sendo considerado o maior parque urbano da América Latina.
Trata-se de um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. O parque é considerado patrimônio de Brasília.
Segui em um ritmo de caminhada lenta e completei o percurso de dez quilômetros em duas horas.
Fiz várias paradas para me hidratar e tirar várias fotos.
Na sequencia fui até a Torre de TV.
É uma torre de transmissão radiofônica e televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura.
Projetada por Lúcio Costa a Torre de TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer.
É a estrutura mais alta do Distrito Federal e já foi a estrutura mais alta do Brasil do ano da sua inauguração, 1967, até 1986, sendo atualmente a quinta mais alta – é menor apenas que o Observatório de Torre Alta da Amazônia, as duas torres da linha de transmissão de energia Tucuruí-Manaus-Macapá, sobre o Rio Amazonas, e a Torre da Rádio Gaúcha, em Guaíba(RS).
No período da tarde fui até o Palácio Alvorada, designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Situa-se às margens do Lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
4ª Dia
No início da manhã visitei a Catedral de Brasília, um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.
A sua arquitetura foi concebida por Oscar Niemeyer e é por vezes considerada sua obra-prima, tendo sido graças a ela que o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, considerado equivalente ao Nobel de sua profissão, em 1988.
Caminhei lentamente olhando para o alto e admirando a beleza de cada detalhe.
Tive a impressão de que os anjos se movimentavam e aos poucos senti as minhas energias sendo renovadas. Foi um momento muito gratificante.
Em seguida visitei o Estádio Mané Garrincha. Atualmente chamado de Arena BRB Mané Garrincha devido a motivos de patrocínio. A sua capacidade atual é de 72.788 pessoas, tornando o segundo maior estádio do Brasil.
No período da tarde fiz uma visita a Sede I do Banco do Brasil.
5ª Dia
O meu quinto dia em Brasília iniciou com uma caminhada no Parque Sarah Kubistchek. Desta vez escolhi um outro percurso do parque. Caminhei lentamente e percorri 8,22 km em uma hora e quarenta e cinco minutos.
Na sequencia visitei a Torre de TV Digital, é uma torre de transmissão televisiva, projetada para transmitir o sinal de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno. A estrutura, conhecida como “Flor do Cerrado”, fica no Setor Habitacional Taquari e foi inaugurada em 2012, sendo o último projeto de Oscar Niemeyer a ser concluído antes da morte do arquiteto.
O monumento é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, com 182 m de altura, sendo 120 metros de concreto armado, 50 metros de estrutura metálica e uma antena de 12 metros.