No meu quarto e último dia em Foz do Iguaçu tive a oportunidade de fazer um city tour juntamente com mais três pessoas que também estavam no mesmo hotel.
A primeira parada foi na Mesquita Islâmica. Símbolo da religião muçulmana em Foz do Iguaçu, a mesquita é um suntuoso edifico de 15 metros de altura que se destaca pela arquitetura arábica de elevadas torres e sóbria decoração de inspiração religiosa.
A mesquita é aberta à visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica como deixar os sapatos na entrada do templo. As mulheres devem vestir um véu.
Não pudemos entrar porque havia uma equipe trabalhando na pintura do teto. Mas havia uma pessoa para esclarecer as nossas dúvidas.
A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração. Logo na entrada há um monitor mostrando imagens ao vivo de Meca.
É um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte.
Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.
Na sequencia fomos até o Templo Budista, fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).
A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.
O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.
Outro ponto visitado foi o Marco das Três Fronteiras, um obelisco e atrativo turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.
O cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná, emociona o visitante que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro.