Neste domingo tive a oportunidade de participar da Etapa Inverno da 15K de STA, nome carinhoso da corrida de 15 km realizada nas ruas do bairro de Santa Felicidade.
Esta é uma prova muito aguardada pelos corredores por ter um percurso muito desafiador.
O meu desafio era o de bater o meu recorde pessoal da prova. Em 2018 completei o percurso em 2:09:21.
Conhecendo as características do percurso sabia desde o início das dificuldades que enfrentaria ao longo dos 15 km.
A largada aconteceu às seis horas, um horário em que o dia ainda não tinha amanhecido. Portanto, uma parte da prova foi uma corrida noturna.
Correndo nestas condições a minha segurança estava em primeiro lugar e não me arrisquei em acelerar o meu ritmo e tentar fazer muitas ultrapassagens.
Cheguei na metade do percurso com um tempo que matematicamente permitiria completar a prova no tempo de 2018.
No entanto eu tinha pela frente uma longa subida.
Passei a usar como ponto de referência a corredora que estava na minha frente. Com a ajuda do meu Garmin verifiquei que a distância que nos separava era de cerca de duzentos metros.
Então estabeleci com estratégia procurar manter esta diferença. Quando percebia que ela começava a caminhar eu acelerava para me aproximar. Também às vezes olhava para trás para verificar se alguém estava tentando me ultrapassar.
Ao iniciar o último quilômetro do percurso passei a receber o incentivo de muitas pessoas. O recorde não poderia ser batido mas segui em um ritmo de trote.
Completei a prova em 2:16:40, marca que passou a ser o meu segundo melhor tempo em cinco participações.
Fiquei contente por ter concluído esta prova tão desafiadora e pela oportunidade de encontrar muitas pessoas queridas com quem pude compartilhar a minha energia positiva.
2023 – 02:16:40