O dia cinco de agosto é muito significativo porque marca o meu aniversário no mundo das corridas de rua. Foi lá em 2012 que participei da minha primeira corrida.
A minha estreia foi na Corrida e Caminhada da Esperança, com largada no Centro Cívico em Curitiba. Na ocasião tinha cerca de dez meses de caminhadas quando decidi participar da minha primeira corrida.
O momento da largada mais parecia um estouro de boiada, com os participantes saindo correndo de forma alucinada. Lembro que fiquei muito assustado com aquilo e a minha maior preocupação era não ser atropelado por algum daqueles malucos.
Completei o primeiro quilômetro em um tempo de 8min 25 seg. Aumentei um pouco o ritmo na sequencia até encontrar um longo trecho de subida. Preferi caminhar do que forçar o ritmo e ficar cansado.
Como caminhei consegui descansar e recuperar as minhas energias. Segui acelerando e quando entrei na reta final olhei para o cronômetro no portal da chegada e percebi a possibilidade de completar os 5 km em 40 minutos.
Procurei espaço para poder ultrapassar e cruzei a linha de chegada com 39 min 51 seg. Por ser a minha primeira corrida cheguei exausto. Valeu a pena pela oportunidade de ter participado de uma corrida de rua, ter enfrentado os meus limites e, é claro, ter conquistado a primeira medalha.
Sendo assim, o primeiro domingo de agosto passou a ser o dia da comemoração do meu aniversário no emocionante e fascinante mundo das corridas de rua.
Nestes dez anos enfrentei muitos desafios e superei os meus limites. Sempre procurei compartilhar a minha energia positiva com os corredores que encontrei pelo caminho.
Formei inúmeras amizades e passei a ser considerado inspirador para muitos corredores.
Hoje só tenho que agradecer quem me acompanhou e sempre me incentivou durante estes dez anos. É difícil citar nomes, pois conheci tantas pessoas nos muitos quilômetros percorridos.