A estreia de Ayrton Senna na equipe Lotus Renault aconteceu no sete de abril de 1985. Naquela ocasião foi disputado o GP do Brasil, no Circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Largou na terceira posição no grid, liderou a prova entre a 8ª e a 12ª volta. abandonou na 50ª volta com problemas no motor do seu carro.
Duas semanas depois aconteceu no Circuito do Estoril a segunda prova da temporada, o GP de Portugal. Nos treinos de sábado Senna foi o mais rápido e marcou a sua primeira position com o tempo de 1 minuto 21,007 segundos. Ao seu lado no grid estava o francês Alain Prost da McLaren.
A prova foi marcada por uma forte chuva. Enquanto os pilotos mais experientes ficavam pelo caminho Senna seguia tranquilo rumo a vitória. Liderou durante as sessenta e sete voltas e ainda marcou a volta mais rápida com o tempo de 1 minuto 44,121 segundos.
Foi sétimo colocado no GP de San Marino. Abandonou em San Marino, Mônaco, Canadá, EUA, França, Inglaterra e Alemanha. Voltou a marcar pontos no GP da Áustria, chegando em segundo lugar. Foi terceiro colocado na Holanda e na Itália. Conquistou a sua segunda vitória na temporada no Circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica. Na etapa seguinte foi o segundo colocado no GP da Europa, disputado no Circuito de Brands Hatch na Inglaterra.
Terminou a temporada em quarto lugar.
Recentemente tive a oportunidade de visitar uma loja especializada e, miniaturas. Chamou a minha atenção uma estátua do Ayrton Senna que estava na vitrine. Era uma referência ao GP do Brasil de 1985.
Assim que o vendedor abriu a caixa eu retirei com cuidado a base da estátua. A minha intenção era verificar qual era o número de série, pois as estátuas são produzidas em quantidade limitada e são numeradas. Para a minha surpresa estava lá o número 85/500.