Ayrton Senna disputou a temporada de 1984 pela modesta equipe Toleman. Apesar das limitações do carro ele subiu no podium nos GPs de Mônaco, Inglaterra e Portugal.
No final da temporada ele anunciou a sua mudança para a Lotus, equipe pela qual teria condições de brigar pela vitória. A sua estreia foi no GP do Brasil no Autódromo de Jacarepaguá. Abandonou na volta 48 com problemas elétricos.
A próxima etapa do campeonato estava programada para o GP de Portugal no Autódromo do Estoril. O circuito era conhecido pois ele correu lá em 1984 e chegou em terceiro lugar.
No primeiro treino classificatório Senna fez o melhor tempo. No segundo treino classificatório ele foi ainda mais rápido e conquistou a sua primeira pole position com o tempo de 1:21:007. No domingo ele dividiria a primeira fila com o francês Alain Prost da McLaren, vice campeão em 1984.
Uma forte chuva caiu no autódromo português. O que esperar da combinação Senna e Chuva? Saindo na pole o brasileiro conseguiu abrir uma boa vantagem em relação aos demais pilotos.
Pouco a pouco os mais experientes foram abandonando a prova enquanto Senna seguia tranquilo na liderança com a sua Lotus preta e dourada. No tempo limite de duas horas ele conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1.
Completaram o podium o italiano Michele Alboreto da Ferrari (único a terminar na mesma volta do líder) e o francês Patrick Tambay da Renault (uma volta atrás).
Também terminaram a prova o italiano Elio de Angelis da Lotus (uma volta), o inglês Nigel Mansell da Williams (duas voltas), alemão Stefan Belof da Tyrrel (duas voltas), o inglês Derek Warwik da Renault (duas voltas), o sueco Stefan Johansson da Ferrari (cinco voltas) e o italiano Piercarlo Ghinzani da Osella (seis voltas).
Para o esporte esta foi a data definitiva para a formação de um mito na história da Fórmula 1. Esta seria a primeira das 41 vitórias de Ayrton Senna, mostrando que marcaria o seu nome na história do automobilismo.
Infelizmente ele abandonou várias vezes por problemas no seu carro. No entanto subiu no podium nos GPs da Áustria em Zeltweg (segundo lugar), da Holanda em Zandvoort (terceiro lugar), da Itália em Monza (terceiro lugar), da Bélgica em Spa-Francorchamps (primeiro lugar) e da Europa em Brans Hatch (segundo lugar). Terminou o campeonato em quarto lugar.
Sou colecionador de miniaturas do Ayrton Senna. Com relação a temporada de 1985 tenho uma estátua referente ao GP do Brasil, a Lotus preta e dourada em diferentes escalas e o capacete na escala 1/2.
Em 1999 resolvi criar um site em homenagem ao meu ídolo com números da carreira, fotos da minha coleção de miniaturas e das exposições que tive a oportunidade de visitar.