Nascida no dia 04/06/1975 na cidade de Los Angeles, Califórnia, Angelina Jolie Voight é filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand (09/05/1950 – 27/01/2007).
Ela é irmã do cineasta James Haven Voight e afilhada da atriz Jaqueline Bisset e do ator e diretor Maxililian Schell.
A estreia no cinema aconteceu ainda criança, atuando ao lado do seu pai, no filme Lookin’ to Get Out (1982). A sua carreira iniciou dez anos mais tarde com o filme Cyborg 2 (1993). O primeiro papel principal foi em 1995 no filme Hackers.
As perspectivas da sua carreira começaram a melhorar depois que ela interpretou Cornelia Wallace no filme George Wallace em 1997. A sua atuação lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação para o Emmy.
Em 1998 ela apareceu no filme Gia, uma produção da HBO, onde interpretou uma supermodelo dos anos 80 chamada Gia Carangi. O filme descreve um mundo muito machista, inclui a questão da dependência das drogas e do drama emocional.
Angelina Jolie ganhou reconhecimento por seu papel em Gia, por sua atuação ela ganhou o seu segundo Globo de Ouro e foi novamente nomeada para um Emmy Award. Na sequencia ela se matriculou na Universidade de Nova York para estudar cinema.
Voltou a atuar em 1998 no filme Cozinha do Inferno e também em Playing by Heart, em que teve a oportunidade de contracenar com Sean Connery, Gillian Anderson, Ryan Phillippe e Jon Stewart. Foi elogiada pelo seu desempenho e ganhou o Prêmio Revelação da National Board of Review.
Apesar de ser valorizada pela sua brilhante atuação, até então os filmes de Angelina Jolie não apresentaram um sucesso muito alto. No entanto, o lançamento de Lara Croft: Tomb Raider em 2001 fez dela uma estrela internacional. O filme rendeu cerca de US$ 270 milhões no mundo inteiro. Naquele mesmo ano estrelou o filme Pecado Original ao lado de Antonio Banderas.
Por causa do seu trabalho junto ao refugiados de Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão, Angelina Jolie foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Após ter conhecido o Camboja durante as gravações do filme Lara Croft: Tomb Raider, Jolie adotou um bebê cambojano chamado Maddox, o primeiro dos seus filhos.
Posteriormente ela estrelou Uma vida em Sete Dias (2002), Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida (2003), Amor sem Fronteiras (2003) Roubando Vidas (2004), O Espanta Tubarões dublando a personagem Lola (2004), Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (2004), A Febre (2004) e Alexandre (2004).
Em 2005 surgiram os rumores de que Angelina estaria vivendo um caso amoroso com o ator Brad Pitt, com quem trabalhou no filme Sr. & Sra. Smith. Naquela época Brad estava casado com a atriz Jennifer Aniston. Algum tempo depois eles se divorciaram e o romance com Angelina Jolie se confirmou.
Em julho daquele ano Brad acompanhou Angelina numa viagem à Etiópia, onde adotaram a menina Zahara Marley que vivia num orfanato. Em dezembro foi anunciado que Brad Pitt tinha iniciado o processo legal de adoção de Maddox e Zahara, requerendo a mudança do sobrenome das crianças para Jolie-Pitt. Pouco mais de um mês depois o pedido foi atendido.
No dia 27 de maio de 2006, nasceu em Swakopmund, na Namíbia, o primeiro filho biológico do casal, uma menina a quem chamaram Shiloh Nouvel Jolie-Pitt. Em março de 2007 eles adotaram um menino do Vietnã que havia sido abandonado pela mãe biológica em um hospital. O seu nome é Pax Thien Jolie-Pitt.
Algum tempo depois iniciaram os rumores de uma segunda gravidez de Angelina. Durante o Festival de Cannes 2008, quando divulgava a animação Kung Fu Panda, ela confirmou que estava grávida de gêmeos. Ela e Brad decidiram que os filhos nasceriam na França. No dia doze de julho chegam Knox Léon e Vivienne Marcheline.
A partir de então Angelina passou a dividir a criação dos filhos com as suas atribuições junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a sua carreira de atriz. Quando ela estava trabalhando em algum filme ou então numa viagem humanitária as crianças ficavam com Brad Pitt.