Na próxima quarta-feira, dia quatro de junho, a Angelina Jolie completa trinta e nove anos. Até lá vou contar um pouco a respeito dela como atriz, defensora de causas humanitárias e mãe dedicada.
Nascida no dia 04/06/1975 na cidade de Los Angeles, Califórnia, Angelina Jolie Voight é filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand (09/05/1950 – 27/01/2007). Ela é irmã do cineasta James Haven Voight e afilhada da atriz Jaqueline Bisset e do ator e diretor Maxililian Schell.
A sua estreia no cinema aconteceu ainda criança, atuando ao lado do seu pai, no filme Lookin’ to Get Out (1982). A sua carreira iniciou dez anos mais tarde com o filme Cyborg 2 (1993). O seu primeiro papel principal foi em 1995 no filme Hackers.
As perspectivas da sua carreira começaram a melhorar depois que Angelina interpretou Cornelia Wallace no filme George Wallace em 1997. A sua atuação lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação para o Emmy.
Em 1998 ela apareceu no filme Gia, uma produção da HBO, onde interpretou uma supermodelo dos anos 80 chamada Gia Carangi. O filme descreve um mundo muito machista, inclui a questão da dependência das drogas e do drama emocional.
Angelina Jolie ganhou reconhecimento por seu papel em Gia, por sua atuação ela ganhou o seu segundo Globo de Ouro e foi novamente nomeada para um Emmy Award. Na sequencia ela se matriculou na Universidade de Nova York para estudar cinema.
Voltou a atuar em 1998 no filme Cozinha do Inferno e também em Playing by Heart, em que teve a oportunidade de contracenar com Sean Connery, Gillian Anderson, Ryan Phillippe e Jon Stewart. Foi elogiada pelo seu desempenho e ganhou o Prêmio Revelação da National Board of Review.
No ano de 1999 atuou em Alto Controle, uma comédia dramática, trabalhou ao lado de Denzel Washington em O Colecionador de Ossos, o seu primeiro sucesso comercial. No mesmo ano assumiu o papel de Lisa Rowe em Garota Interrompida, baseado na história de Susanna Kaysen, estrelada por Winona Ryder. Os críticos acreditavam que o filme seria o retorno triunfante de Winona, mas foi Angelina que encantou Hollywood. Sua atuação rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Naquele mesmo ano, ela ganhou seu terceiro Globo de Ouro e seu segundo Screen Actors Guild.